top of page
foto_bio.jpeg

Nani Escobar é montadora, editora e assistente de direção com experiência em cinema, TV, videoclipes, vídeos artísticos, institucionais e comerciais. 

Em 2005, começou a trabalhar em algumas das melhores produtoras audiovisuais do mercado brasileiro, entre elas O2, FilmPlanet e Cabeça Amarela, atendendo marcas como Swatch, Nestlé, Fox, Coca-Cola, Vale do Rio Doce, Ministério da Saúde e Sesc.

No Rio de Janeiro a partir de 2008, como freelancer, além de transitar pelas produções comerciais e institucionais, também se aproxima do campo das artes. Entre as realizações, a assistência de direção no curta “Peruca de Aquiles”, de Paulo Thiefenthaler (melhor curta-metragem do Festival do Rio daquele ano); montagem e pesquisa de imagens do videoclipe “Danger Zone”, de Marcelo D2 e Aloe Black, com direção de Gandja Monteiro (2014); direção e edição dos vídeos “Rever” e “É o que é”, em parceria com a artista plástica Gabriela Machado (2015); montagem do curta “Comida de Quintal” de Luísa Macedo (Belo Horizonte, (2022) - prêmio de melhor fotografia em dois festivais: Samburá e Cibo Corto. Ainda, foi premiado no festival da ONU, o World Food Forum Film Festival e no festival Ceres Film Food, em NY).

Merece destaque a extensa parceria com a multiartista e roteirista Alessandra Colasanti, como assistente de direção e edição do curta “A Verdadeira História da Bailarina de Vermelho” (melhor curta-metragem Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2013), na montagem e finalização de “Sem Filtro”, pílulas para TV e web do GNT (2018) e na co-direção e montagem do vídeo "A Verdadeira História de Alessandra Colasanti” para peça homônima ( 2014).

Atualmente vive em Belo Horizonte, e desde de 2022 faz acompanhamento artístico com a artista Nydia Montenegro no Espai Ateliê.

Em 2024, sua primeira ocupação artística resultou em “Sussurros”, no Espai Ateliê, Belo Horizonte. Em 2025, a obra é desdobrada em “Sussurros – série 2”, exposição individual apresentada no Sobrado 138, em São Paulo, com curadoria de Marcelo Brasiliense.

 

bottom of page